PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES,EM TODAS AS ESPECIALIDADES MÉDICAS

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

O que é Câncer de Próstata ?


Câncer de Próstata
Antes de falarmos sobre o câncer de próstata, é preciso explicar o que é a próstata, qual a sua função e quais os possíveis problemas que podem ser apresentados por ela.
Glândula prostática

A próstata é uma glândula exclusivamente masculina. Localizada na parte baixa do abdômen, bem próxima da bexiga, ela é mais ou menos do tamanho de uma castanha e seu formato é parecido ao de uma maçã.
Ela envolve a parte inicial da uretra, o canal pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada, e é ela quem produz o líquido prostático, que serve de veículo para os espermatozóides, liberados durante a ejaculação. É dentro da próstata que ocorre a transformação do principal hormônio masculino, a testosterona, em diidrotestosterona, que controla o seu crescimento.
Com o passar dos anos, é comum a glândula prostática ser acometida por dois tipos de problemas: a hiperplasia e/ou o câncer de próstata.
A hiperplasia é caracterizada pela multiplicação benigna das células da próstata. Quando isso acontece, a próstata aumenta de tamanho e comprime a uretra, provocando sintomas, tais como:
Dificuldade de urinar, já que o jato urinário fica mais fino e perde a força;
Aumento na frequência da vontade de urinar, pois a bexiga não é esvaziada completamente, mantendo um resíduo de urina.
No câncer de próstata, essas mesmas células podem crescer e invadir os tecidos vizinhos. E como o tumor é considerado uma lesão maligna, ele pode gerar metástase, ou seja, implantar um tumor em outras regiões do corpo ou em outros órgãos.
Por outro lado, a próstata necessita dos hormônios produzidos pelos testículos para funcionar: os chamados andrógenos. Responsáveis pelas características sexuais masculinas, quando a produção desses hormônios é baixa, pode haver o encolhimento da próstata.
Câncer de próstata. O que é e como se desenvolve
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente nos homens (excetuando-se os cânceres de pele não melanoma), principalmente acima de 50 anos.
É classificado como:
Câncer de próstata localizado
Câncer de próstata localmente avançado
Câncer de próstata avançado (metastático ou recidivado)
Alguns tumores crescem de forma bastante lenta. Porém, em alguns casos, os tumores crescem rapidamente, espalhando-se para outros órgãos.
Causas
As causas do surgimento do câncer de próstata ainda são desconhecidas. O que se sabe é que tem origem em desequilíbrios genéticos que causam alterações moleculares responsáveis pelo seu desenvolvimento.
Sinais e sintomas do Câncer de Próstata
Dificuldade para urinar, já que o câncer começa a obstruir a uretra;
Sensação de queimação da uretra;
Dor, com mais ou menos intensidade, na região entre o ânus e o escroto;
Infecção urinária;
Jato urinário com interrupções;
Dor ao urinar;
Diminuição da força do jato urinário;
Dores na coluna, fêmur e bacia;
Aumento no número de micções noturnas;
Retenção de urina;
Sangramento ao urinar;
Insuficiência renal;
Perda de peso;
Infecções generalizadas.
Referências
Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Disponível em www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata. Acesso em 31/03/2017.
Sociedade Brasileira de Urologia. Disponível em portaldaurologia.org.br/medicos/doencas/cancer-de-prostata/. Acesso em 30/03/2017.
Sociedade Brasileira de Urologia. Disponível em sbu-sp.org.br/old/publico-geral/materia_doencas.php?id=17. Acesso em 31/03/2017.
Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Adenocarcinoma de Próstata. Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC. 2015 Ministério da Saúde.
Romeu Gomes et al. A prevenção do câncer de próstata: uma revisão da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, 13(1):235-246, 2008.
Instituto Oncoguia – www.oncoguia.com.br www.oncoguia.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário